top of page
Buscar
  • Foto do escritorodranoelurudnoc

SOBRE O LIVRO “TRINTA ANOS DE CONJUNTURA: ECONOMIA, FINANÇAS, POLÍTICA, LEGISLAÇÃO. TEXTOS ESCOLHIDO

Atualizado: 13 de nov. de 2021

Escrito por Leonardo Condurú (25/08/2020)


In blog do leocond, https://odranoelurudnoc.wixsite.com/leocond/blog/


Como é sabido, postei vários textos e artigos, em diferentes mídias, grupos de WhatsApp e em meu blog pessoal (link acima), que versavam sobre vários assuntos, desde política e economia pura, até aqueles referentes ao famigerado déficit da Petros de 2017, que tanto assombro têm causado aos seus beneficiários.


Dentre estes, cabe destacar o “Dossiê: toda a verdade que não foi contada sobre o PED Petros”, e “A mão visível do ilegalismo da Petros: problemas e controvérsias acerca da art. 21 da LC 109/2001, e de outros dispositivos”. Este último teve a sua publicação vetada pela AEPET-RJ — que seria um natural veículo de divulgação do pensamento de cada um de nós, acerca do que ocorre com a Petros e o seu PPSP — censurado que foi pelo Sr. PTB.


Com patrimônio invejável, a Petros é o segundo maior fundo de pensão complementar fechado do País, só atrás do Previ, dos empregados do BB.


Mas, infelizmente, com administração financeira e gestão fiduciária de uma pequenez invejável: cercadas de escândalos, de longa data; desde aplicações em investimentos de rentabilidade duvidosa, até o tratamento desonesto e desumano a que vêm sendo submetidos os aposentados do sistema PB, que ajudaram a fazer a história de sucesso da maior empresa brasileira, enquanto seus colaboradores ativos.


É fato sabido, que os gestores da Petros, em conluio com os dirigentes das patrocinadoras, imputaram dívidas aos beneficiários de seus planos, em especial o PPSP, que não lhes cabiam, de responsabilidade exclusiva dos patronos, a maior parte das quais devido ao descumprimento, leia-se calote, de suas obrigações para com o patrimônio do fundo.


Por conta de descalabros como este, boa parte dos cerca de 78 mil beneficiários da Petros amarga pesados descontos em seus proventos, pelo resto de suas vidas, por dívidas que não lhes cabem. E de onde extraí uma das alavancas que me guiaram na publicação de um livro, que retratasse, de forma personalíssima, o que penso sobre a questão da previdência complementar, em especial do PED Petros.


Na realidade, no tocante àquilo que se refere à legislação, especificamente, aqueles textos consagram um verdadeiro libelo acerca dos eventos mencionados, o que me permitiu o luxo de vê-los gravados, ao meu modo, para a posteridade, editados em livro intitulado “Trinta Anos de Conjuntura: economia, finanças, política, legislação. Textos escolhidos”, produzido pela Editora Autografia. E, nesse contexto, colocado à disposição para o saboreio dos críticos.

Trata-se de um livro que fala sobre economia, finanças, negócios, política e legislação, em diferentes abordagens críticas sobre a conjuntura brasileira nos últimos 30 anos, sem respeitar, contudo, uma sequência cronológica desses eventos.


Na realidade, são textos produzidos em linguagem acadêmica e/ou jornalística, eminentemente técnicos em sua maioria, selecionados e escolhidos por mim, dirigidos a público-alvo diferenciado, desde estudantes a pesquisadores e profissionais de diferentes áreas.


Apesar dos grandes atrasos sofridos na edição dessa obra, muito por conta da pandemia da COVID-19, o que tem gerado grande ansiedade, a minha sensação pessoal é muito boa, porque como bradam alguns “filósofos”: “o homem nasce, cresce, reproduz, edita um livro e morre”. E como dizem outros: “sem livro não há futuro”. Nesta cronologia, creio estar cumprindo com louvor a minha missão aqui na Terra, ainda em vida. Que bom!

Em razão da pandemia, os exemplares físicos, ou e-books, estarão disponíveis nas livrarias, e nas plataformas da Amazon, Cultura, Saraiva, Kobo, Symbols, Google Play e Apple Store, mesmo para consulta, a partir de setembro e outubro próximos.


É claro que nem todos os textos de minha autoria, os mais antigos e os mais recentes, puderam ser incluídos nesta obra, já bem extensa. Não descarto, porém, a ideia de mais uma iniciativa como essa, de modo a reuni-los da forma como aqui apresentada.


Veja a capa a seguir.



Cordiais saudações e um grande abraço!

Do Leonardo Condurú.

26 visualizações0 comentário
bottom of page